Fouquet pinta a virgem Maria com um dos seios a mostra e usa como modelo a amante do rei, Agnès Sorel.
Esta pintura considerada a obra prima de Fouquet é chamada de Díptico de Melun. A Wikipedia versão em alemão nos oferece duas informações interessantes sobre essa obra:
1. Provavelmente trata-se de uma lenda que a modelo tenha sido a amante do Rei.
2.Ainda que tenha sido a amante do rei ou que ela tenha um seio exposto, a pintura não era considerada uma heresia na época, pois Maria "amamentando" era já um tema antigo e Agnes Sorel era muito querida na França.
A pergunta é, será que como FS afirma, essa pintura significaria a morte da graça? Não seria antes um julgamento pessoal de FS em função de seus próprios critérios (sagrado x seio x amante)?
O que penso é que a arte imita a vida real. Adultérios e seios acompanham a humanidade e são descritos também na Bíblia. Eles não aparecem na pessoa de Maria, mas em seus ancestrais como Davi, Judá e tantos outros. Nem só por isso poderíamos dizer que a graça foi morta.
Um comentário:
Olá,deixa eu dar meu pitaco.A pintura em si já não dá um toque tanto materno quanto erótico?Atente pelas suas siluetas.Os seios bem definidos.
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