segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Da Vinci, aulas de filosofia e Universais

401px-Mona_Lisa Leonardo da Vinci é uma figura legendária. Por trás dessa pessoa se encontram muitas histórias, algumas das quais não se sabe ao certo o que é verdade e o que é pura invenção.

Em "a morte da razão" FS evoca Da Vinci para reforçar sua tese de separação do andar de baixo do de cima.

Sob o meu ponto de vista, Schaeffer consegue provar em Leonardo a reunião destes dois andares e não a separação deles. Leonardo foi um homem cósmico que se ocupou com várias áreas do saber, ou seja com os princípios universais, mas também com os detalhes, com os particulares.

Schaeffer coloca no andar de cima os universais e embaixo os particulares. Mas essa não é uma separação no modo de pensar de uma época e nem característica do homem moderno.

Me lembro das aulas de filosofia em Lavras, quando nosso professor nos espliclava expliclava a diferença entre análise e síntese: análise é partir do todo para as partes (do universal para os particulares) e síntese é partir das partes para o todo. Nesses dois métodos de lógica, ou de pensar, não há nenhuma contradição ou abuso da natureza sobre a graça.

Podemos partir de nosso corpo humano e chegar em diferentes órgãos, assim como podemos partir dos órgãos em separado e chegar ao corpo.

O mérito de Schaeffer é todavia refletir sobre esse anelo da alma humana, do seu interesse, em resolver esse aparente paradoxo: unidade X multiplicidade. Em seu livro "O Deus que se revela" ele trata muito bem desta questão metafísica e aponta a solução lógica através de um Deus que é tri-uno.

Assim encerramos o primeiro capítulo e entraremos a seguir na reforma protestante.

4 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Legal, estou acompanhando.

Gostei.

Quinto parágrafo:"...a palavra explicava" "x".

Abracos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ah, Roger, Daniel o meu filho tem um blog infantil.

Aqui o link: http://daniel-delphine.blogspot.com/

Pode escrever em português, mas ele prefere em alemao, rs.

Abracos

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Oi Georgia,

que bom sabendo que tem alguém acompanhando e ajudando!

Já dei uma visitinha lá no Dani e voltarei com minha filhinha pois vi que ele colocou muitos animaizinhos. Mas vou comentar em português, para o nosso bem e o dele. Me esforçarei para não passar nada errado pra ele!! rsrs

Anônimo disse...

Por que nao:)