sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Hans Rookmaaker

rookmaaker Aproveitando a primeira dica de Falstini, vamos ao nosso breve desvio de rota.

A pergunta é simples e objetiva: como e até que ponto Rookmaaker influenciou Schaeffer?

Rookmaaker era professor de artes, um estudioso da história da arte, ele entendia desse assunto!

A Wikipedia nos informa que ele exerceu uma influência dominante nas idéias de Schaeffer sobre arte e cultura.

Através do seu livro Arte não precisa ser justificada ele analisa questões como: o dilema da arte e da cultura, o papel da igreja nesse dilema, a tarefa de artistas cristãos.

Influenciado por outros filósofos holandeses (neo calvinistas) como Abraham Kuyper, que chegou a ser primeiro ministro e era um anti revolucionário e Herman Dooyeweerd, ele defendia que a arte e a culura são dádivas divinas e que mais cristãos deveriam se envolver nessas atividades.

Um pensamento de Schaeffer colocado na página de Labri expressa essa mentalidade:

"Art is a feflection of God's creativity, an evidence that we are made in the image of God".

(Arte é um reflexo da criatividade de Deus, uma evidência de que somos criados à imagem de Deus).

Hanz Rookmaaker costumava dizer que deveríamos questionar toda e qualquer obra artística com as seguintes perguntas: “Ela é boa tecnicamente?”, “Tem integridade?”, “É verdadeira?” (Steve Turner em entrevista para Cristianismo Criativo).

Sem dúvida esse pensamento deve ter representado uma avanço na época, pois houve um tempo em que expressões artísticas não eram bem vistas em igrejas evangélicas e os fiéis eram levados a evitar todo tipo de arte secular.

Voltando à morte da razão, podemos concluir que uma grande preocupação de Schaeffer neste livro era justamente trazer os crentes para dentro de um mundo dos quais eles haviam se alienado: o mundo artístico.

9 comentários:

Anônimo disse...

muito questionador essas ideologias....

Unknown disse...

Andei preparando um estudo bíblico para um grupo da faculdade sobre alguns questionamentos de Schaeffer, utilizando uma música do Palavrantiga chamada Rookmaaker, e então voalá, encontro este artigo ligando as duas coisas. Maravilha... =]

Cafeína Mental disse...

bem legal.. também vim procurar sobre o rookwaaker por conta da música do palavrantiga...

legal o nome do blog..
e bom blog!

visite meus rabiscos cafeinados

abraço

(+_+).

**Rosana** Eu S2 Jesus disse...

Eu Tbm vim parar aki pesquisando por curiosidade depois q ouvi a musica e descobri que esse cara tem tudo a ver comigo e eu preciso ler as obras dele! Amoo Arte! E usa-la em prol do Evangelho é o meu prazer!!!

Ricardo disse...

sou musico compositor tenho 30 anos e sinto-me castrado pela igreja pois a vida toda fiz musicas das quais eram a melhor coisa que eu sempre fiz em minha vida e sinto que desperdicei tudo pois a poesia que não fala diretamente do nosso sr e vista direta ou indiretamente como algo que não vem de deus.
e agora...hum...e agora irmaos? oeste_rick@hotmail.com

puro nardo disse...

segundo oque sei sobre arte, significa a incansável busca pelo perfeito, ou a perfeita execução de qualquer coisa. Quando Davi em um de seus salmos disse;"tocai com arte e jubilo" acho que ele sabia que a igreja iria ser preconceituosa com a arte e os artistas. Amo musica que é a arte de combinar agradavelmente os sons. valeu Rookmaaker.

puro nardo disse...

segundo Davi em um dos seus salmos, ele disse;"tangei com arte e jubilo". Arte é a incansável busca pelo belo ou a perfeita execução de algo. Eu acho que ele previa que a igreja seria meia preconceituosa com a arte e os artistas. Eu amo musica que e a arte de combinar agradavelmente os sons, e é triste quando vejo pessoas tocando e cantando mau e dizendo que é pro Senhor. Valeu Rookmaaker.

maicson disse...

arte é a perfeita execução de algo ou a incansável busca pelo belo. Davi disse em um de seus Salmos;"tangei com arte e jubilo". Acho que ele sabia que a igreja seria meia preconceituosa com arte e com os artistas. Eu amo musica que e a arte de combinar agradavelmente os sons, e me entristeço quando vejo pessoas tocando e cantando de qualquer jeito e dizendo que é pro Senhor. Valeu Rookmaaker.

Insana... disse...

A maioria de nos veio parar aqui pelo mesmo bom gosto pela musica do Palavrantiga!
A musica Rookmaaker é linda, excelente, tudo de bom.
Ja conhecia-o, mas quis saber um pouco mais sobre ele.
Amei o blog e ja estou seguindo.
Abs!