Dante Alighieri o autor da divina comédia. FS não fala muito sobre esse autor italiano. A não ser que ele
“passou a escrever de maneira como estes artistas pintavam. De repente, tudo começa a alterar-se no sentido de que a natureza veio a tornar-se importante”
Mas sabemos que ele foi um dos principais expoentes da Filosofia da Renascença (do século XIV ao século XVI), a qual foi marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média, de novas obras de Aristóteles, bem como pela recuperação das obras dos grandes autores e artistas gregos e romanos. E que propunha o ideal do homem como artífice de seu próprio destino e que nela se destacava a idéia da Natureza como um grande ser vivo.
Foi a efervescência cultural e política daquela época que levou a críticas profundas à Igreja Romana, culminando na Reforma Protestante, baseada na idéia de liberdade de crença e de pensamento.
Antes que percamos de vista nosso objetivo aqui, que é mais que passear pela história das artes e da filosofia, para entendermos o pensamento do homem moderno, estamos aqui relendo “a morte da razão”, para reforçarmos conceitos, seja respaldando aquilo que é apresentado por seu autor ou refutando. Isso comparando-os comoutras informações e evidências apresentadas por diversas fontes também confiáveis (Justo L. Gonzalez, Hans Küng, Marilena Chauí, Wikipédia, Encarta, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário