segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Boccaccio, Giovanni (1313-1375)

image Boccaccio foi também um dos primeiros autores humanistas e amigo de Petrarca. Sua principal obra é o Decameron.

A obra é considerada um marco literário na ruptura entre a moral medieval, em que se valorizava o amor espiritual, e o início do realismo, iniciando o registro dos valores terrenos, que veio redundar no humanismo; nele não mais o divino, mas a natureza, dita o movimento da conduta do homem.

Neste ponto d`A Morte da Razão fica claro que Francis Schaeffer, datou o início da queda da razão, o nascimento do homem moderno, a partir da renascença e do humanismo. Isso nos faz pensar três coisas:

1) Até que ponto Tomás de Aquino teria mesmo culpa no cartório por esse rompimento?

2) Seria esse rompimento de fato malígno?

3) Como a sociedade e a cristandade lidava com essa tenção antes da Renascença?

Quanta à segunda pergunta FS diz que houve um lado positivo e outro negativo (isto pode ser extraído mais claramente do livro "Como então viveremos").

Ontem lendo o Blog do Vítor pude extrair um parágrafo interessante de uma tradução de um teólogo atual (Wolfhart Pannenberg) sobre esse assunto:

Assim passou-se a ver o indivíduo humano com o maior valor e critério de bondade. É dubitável, entretanto, que esse desenvolvimento deva ser descartado em sua inteireza como exemplo de apostasia. Pode-se argumentar, também, que a forte ênfase na pessoa humana tem uma distinta origem Cristã. Nesse aspecto, o Cristianismo tem bastante em comum com o espírito moderno. Pode-se até sugerir que o espírito moderno contribuiu para liberar a consciência Cristã da distorção da intolerância. Em outras palavras, a relação entre fé cristã e modernidade é ambivalente, e não permite aos Cristãos rejeitar a modernidade de uma maneira inadequada. Embora a cultura moderna na sua guinada secularista contribuiu indubitavelmente para alienar muitas pessoas da fé Cristã, é necessário para os Cristãos, aprender a lembrar a lição ensinada pelo surgimento da modernidade, e incorporar essa lição à consciência Cristã.

Tentaremos responder a 1ª e a 2ª pergunta em posts posteriores.

Nenhum comentário: