"A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada vez mais se firmando até aoRenascimento."
Temos aqui uma porção extraída da Wikipedia que expressa bem a transição para a qual FS quer chamar a atenção.
Em seu livro "Como então viveremos", FS analisa a obra Juízo final de Giotto para destacar estas características.
Clicando aqui você tem uma versão ampliada de Juízo Final de Giotto.
Teria Schaeffer de fato razão? Houve nessa época um rompimento do que seria a dimensão graça para com a dimensão natureza? Estaria a teologia de Aquino por trás deste rompimento?
Ou seria apenas uma evolução das técnicas de pintura? Será que o homem não estaria se tornando independente de conceitos sacralizados e falsos que limitavam sua ação criativa e artística?
Prossigamos então nossa leitura...
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