sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Batistério de Florença

Aparentemente Schaeffer está errado ao afirmar que

"....se examinarmos qualquer dos mosaicos do fim do período bizantino no batistério de Florença, por exemplo, não é um retrato de Maria que veremos, mas um símbolo dela"
pois pode-se ver a figura de Maria retratada no mozaico, especialmente na primeira cena do anúncio do anjo Gabriel (clic na figura para ampliar).

Faça uma visita virtual e tridimensional* a ao batistério de Florença e repare na Parte 6 a história de Jesus e Maria e conclua você mesmo.

The baptistry is crowned by a magnificent mosaic ceiling. The earliest mosaics, works of art of many unknown Venetian craftsmen (including probably Cimabue), date from 1225.

*Dependerá do Browser, recomendo o explorer

5 comentários:

S. disse...

Um dia irei a Florença, assim como toda a ITália e Vaticano. Assim o espero! :)

Obrigado pela tua visita *

Volney Faustini disse...

Roger
Sem tempo para visitá-lo com mais calma, e pausar (esta é a terceira ou quarta tentativa), quero primeiro parabenizá-lo pela iniciativa.

Em segundo lugar dizer que apoio integralmente o seu propósito e assim me comprometer a estar mais perto ... com mais tempo ... (xiii - agora já assumi).

A discussão será muito interessante se encontrarmos mais alguém que tenha pego o mesmo interesse de pesquisar e repassar.

Para FS, que realmente apreciava muito as Artes, sua grande influência foi Hans Rookmaaker - professor de História da Arte e mano preciosíssimo. Acho interessante colocá-lo na rodinha também (apesar de já falecido) ...

Volney Faustini disse...

Mais um comment objetivo.

1 - a possibilidade dos 360o é fantastico!

2 - se pudessemos pegar o close de Maria e daí discutir a afirmativa de FS, melhor ainda.

3 - Entendo que a construção dele nessa toada de início de livro é que o homem (não conseguindo equacionar o que optar entre Graça/Natureza), começa a sair aos poucos da figura etérea e vai para o particular usando modelos cada vez mais humanos, reais e verdadeiros.

Volney Faustini disse...

Estou sem nenhuma cópia - as minhas últimas já foram (comprei em lote de 5 da última vez).

No Estande da FIEL na BabilonExpo, me informaram que estava esgotado e não fariam nova edição ... e pra eu procurar como e-book.

Só que não achei - ainda!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.