quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A Reforma e o Homem

image

Conhecemos, pois, algo deslumbrante a respeito do homem. Entre outras coisas, conhecemos a sua origem e quem ele é – criado à imagem de Deus. É o homem maravilhoso não apenas quando é “nascido de novo” como um cristão, é também maravilhoso como o fez Deus a Sua própria imagem. Tem o homem valor e dignidade em função daquilo que foi originalmente, antes da Queda.”

FS está corretíssimo, entretanto independente se alguém tem esse conhecimento bíblico, ou não, o homem permanece sendo o que ele sempre foi e é. Não é a reforma que resgata isso no homem. A reveleção bíblica trás uma informação adicional e importante, mas não a única válida.

“Não podemos tratar as pessoas como seres humanos, não podemos vê-las no alto nível da verdadeira humanidade, a menos que conheçamos realmente a sua origem – quem são. Deus diz ao homem quem ele é. Deus nos declara que Ele criou o homem à própria imagem. Portanto, o ser humano é algo maravilhoso.”

Aqui há um grande exagero de FS que é um contrasenso. Pois Jesus mostra justamente o contrário na Parábola do Bom Samaritano. Aqueles que detinham a revelação de quem é o homem o deixou à beira do caminho semi morto. E o que estava à margem da religião tratou de socorrê-lo. Por quê? Acho que não foi por razões metafísicas, talvez por questão de ética... ou simplesmente por amor.

Figura: Vincent van Gogh, O bom Samaritano

Nenhum comentário: