terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nada há autônomo

image" Nada há autônomo – nada à parte do soberano senhorio de Jesus Cristo e da autoridade das Escrituras. Deus fez o homem todo e está interessado no homem todo, e o resultado é uma unidade. Desta forma, ao mesmo tempo em que se processava o nascimento do homem moderno na Renascença, a Reforma dava a única resposta adequada ao dilema humano. Em contraste, o dualismo no homem renascentista trouxe à tona as modernas formas de Humanismo, com as misérias e sofrimentos do homem moderno." - Francis Schaeffer

Existem não poucos problemas nessa afirmação de FS, principalmente se levada aos extremos:

  1. Deus deu ao homem autonomia moral, após a queda, e após a redenção. Ainda somos livres para escolher entre o bem e o mal. O perigo de se pensar que somos máquinas se encontra tanto no behaviorismo como no calvinismo, se encarados de forma extrema.
  2. A tônica dada por FS ao ensino do homem integral é corretíssima, mas pensar que isso era uma patente dos reformadores pode ser muito perigoso.
  3. Também é perigoso pensar que a Reforma conseguiu superar o problema do dualismo, que aparece de forma explícita na Bíblia.

Assim continuo a me perguntar o que isso tudo teria a ver com as misérias do homem moderno. Ainda que eu seja um protestante, não consigo encarar as coisas como Schaeffer, o qual me parece muito tendencioso, até mesmo para sua época.

Nenhum comentário: